quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Hora da Sesta e a Luta contra o Sono

A Sesta. Zzzzzzzz..... 
Está comprovado que até os adultos beneficiam com uma sesta.... O que não fará um bom soninho pelas crianças?!

No entanto, a sesta é uma fase de sono diurno que pode interferir com o sono nocturno.


Conforme a criança cresce, o número de horas em que a criança se mantém acordada e bem disposta aumenta. Um recém nascido só consegue ficar acordado de 1 a 2 horas, enquanto uma criança de 2 anos consegue ficar até 7 horas acordada antes de precisar de uma sesta. Depois dos 4 ou 5 anos as crianças conseguem passar o dia todo sem necessidade da sua sesta.


Para serem restauradoras, as sestas devem durar (no mínimo) 1 hora depois dos 3-4 meses. Antes, o padrão de sono é muito imaturo e enquanto os recém nascidos, geralmente, dormem em ambientes barulhentos e com actividades à volta, conforme eles crescendo os ambientes barulhentos e claros são distracções que interferem com o adormecer.

Idade e tempo médio que crianças aguentam acordadas e bem dispostas
recém nascido
1 - 2 horas
6 meses
2 - 3 horas
12 meses
3 - 4 horas
18 meses
4 - 6 horas
2 anos
5 - 7 horas
3 anos
6 - 8 horas
4 anos
6 - 12 horas
(estes valores são médias e como tal as variações são comuns e esperadas)

Conforme o dia passa e aparece a pressão do sono, a criança fica mais irritada e chorosa porque sem o descanso da sesta o resultado é uma batalha na hora de dormir. Temos uma criança exausta, rabugenta e que não consegue adormecer, não importa o quão cansada esteja!

Este efeito pode ser potenciado por vários factores como uma noite mal dormida (déficit de sono prévio), stress, mudança na rotina, visitantes, desconforto ou dor, doenças e outros.


NOTA: uma criança muito exausta, em vez de adormecer facilmente, luta contra o sono e não consegue um sono nocturno com uma boa qualidade ou quantidade!



Os bebés não têm maturidade para reconhecer o sono, simplesmente sentem um mal estar que não sabem identificar, e não sabem como resolver o problema (ou seja, dormindo).
Ao não saber adormecer, a linguagem é o choro. 
Cabe-nos a nós, guiá-los (como nas outras actividades). O nosso objectivo é transmitir a serenidade e segurança que o momento de adormecer necessita. 
Não esquecer que  os bebés são especialmente sensíveis ao nosso estado de espírito. Ou seja, o nosso humor afecta as nossas crianças e o mau humor é contagiante, especialmente, em situações de stress e cansaço.

O que fazer para evitar “a luta contra o sono”?
Esta luta é um ciclo vicioso: Quanto menos sono nos momentos apropriados e de duração adequada, mais dificuldades nos sonos seguintes. 

A melhor estratégia é a prevenção: Invista na qualidade da sesta proporcionando um ambiente calmo, apropriado ao sono (ambiente escuro e com sons estáticos  (
repetitivos e cadenciados como lenga-lengas e canções de embalar). Estes conduzem ao sono profundo o sons


Gráfico de nº de horas de sono de acordo com a idade dividido em sestas e sono nocturno



















Sem comentários:

Enviar um comentário