6. Brincar!
Brincar! Brincar!
Se não brincarem quando são crianças, por experiência própria, sabemos que não será quando crescerem. Brincar com as crianças é um investimento. É um
momento precioso para conhecer e
educar. Além do divertimento, da brincadeira temos a oportunidade de
conquistar a confiança e a amizade deles, ao mesmo tempo que, ensinamos e ajudamos a entender e a aceitar conceitos como perder, dividir e esperar.
7. Escutar, além de ouvir, o que as crianças tem a
dizer!
Conflito de
Gerações (e não estou a falar apenas de adolescentes).
As crianças são uma nova geração e muita coisa mudou desde o berço até à Universidade. É bom prestar atenção ao que eles têm a dizer, aos seus argumentos (em qualquer idade) e não ser “narrow-minded”, entender o lado delas (mesmo se não concordamos). Estabelecer diálogo é fundamental para construir uma relação de confiança.
As crianças são uma nova geração e muita coisa mudou desde o berço até à Universidade. É bom prestar atenção ao que eles têm a dizer, aos seus argumentos (em qualquer idade) e não ser “narrow-minded”, entender o lado delas (mesmo se não concordamos). Estabelecer diálogo é fundamental para construir uma relação de confiança.
ATENÇÃO: A posição final é dos cuidadores e se
discorda do ponto de vista dos seus filhos, pode e deve impor sua palavra.
8. Use a força da voz e do
olhar!
Uma voz firme e um olhar nos olhos impõe respeito.
Os nossos filhos gostam de nós como nós gostamos deles. Assim, repreender desde o primeiro momento com o tom de voz e o olhar firme, não se esquece. Uma “palmada” dura o momento e passa, a criança habitua-se e acaba por achar que “oh só isto? não vem mal, faço na mesma”. Aprenda a falar e a olhar para se impor aos seus filhos.
Dica:
Chame a atenção das crianças para a importância de olhar nos olhos.
9. Sem stress!
Temos de
preparar crianças para o futuro mas devemos ensinar a lidar e não causar “stress”. Não
exagere na quantidade de actividades extra-curriculares das crianças.
Nem 8 nem 80…
Nem promover o desporto do século: “mapling”, nem os trabalhos forçados ;-)
Dica: brincar é importante para o desenvolvimento porque é uma forma, única, de aprender. NOTA: no que envolve tecnologia informática, BRINCAR, é um conceito relativo.
Nem 8 nem 80…
Nem promover o desporto do século: “mapling”, nem os trabalhos forçados ;-)
Dica: brincar é importante para o desenvolvimento porque é uma forma, única, de aprender. NOTA: no que envolve tecnologia informática, BRINCAR, é um conceito relativo.
10. Responsabilidades!
A felicidade
das crianças não reside na facilidade ou preguiça.
Imagine que não tem forma de se exprimir… é o que acontece quando as crianças só têm a obrigação de comer e dormir… Para serem felizes, você não é preciso poupá-los de todos os esforços e fazer todas as suas vontades. Ensine-o, desde cedo, a ter um pouco de autonomia e responsabilidade. Para se entender o valor, há que perceber o esforço de ser o próprio a conquistar. Ver Regra 5 (Arrumar após desarrumar, seguir um esquema para chegar a um objectivo. Por exemplo: pode brincar com qualquer brinquedo mas tem de os arrumar todos quando antes de iniciar outra tarefa). Assim, ele vai aprender a dar valor a coisas e actividades.
Imagine que não tem forma de se exprimir… é o que acontece quando as crianças só têm a obrigação de comer e dormir… Para serem felizes, você não é preciso poupá-los de todos os esforços e fazer todas as suas vontades. Ensine-o, desde cedo, a ter um pouco de autonomia e responsabilidade. Para se entender o valor, há que perceber o esforço de ser o próprio a conquistar. Ver Regra 5 (Arrumar após desarrumar, seguir um esquema para chegar a um objectivo. Por exemplo: pode brincar com qualquer brinquedo mas tem de os arrumar todos quando antes de iniciar outra tarefa). Assim, ele vai aprender a dar valor a coisas e actividades.