sexta-feira, 1 de maio de 2015

Estimular, brincar e aproveitar o primeiro ano de vida!


A convivência com os pais além de estreitar um vínculo sólido que permanece toda a vida, é uma das melhores formas de estimular o bebé.

Dos 0 aos 3 meses
Neste  início de vida as expressões faciais são fundamentais. 
Isso não quer dizer os bebés entendam as expressões como tristeza ou de alegria. 
No entanto, os recém-nascidos já são capazes de reconhecer a boca, o nariz, os olhos e seus movimentos. Por exemplo, olhe o bebé nos olhos e sorria tranquilamente, em breve, o seu bebé devolverá o sorriso. Além de prender a atenção por alguns momentos este sorriso é muito importante para estreitar o vínculo afectivo e iniciar o contacto social.
Dos 3 aos 6 meses
A partir desta idade, a criança já vai controlando alguns movimentos corporais. Assim para o estimular pode mostrar e oferecer-lhe brinquedos coloridos e com sons para o bebé aprender a agarrar. 
Os sons e as cores vivas potenciam a estimulação sensorial.
Dos 6 aos 9 meses
Neste período desenvolvemos a atenção do bebé. 
Nesta idade o bebé adora as brincadeiras do "esconde esconde" ou do "cu-cu". Esconder e mostrar caras, objectos, expressões, além de o divertir os pais vão deleitar-se com as gargalhadas provocadas no bebé.
Também aprender a agarrar passa para outro patamar. Ou seja, em vez de dar aos bebés o que devem agarrar, podemos deixar diferentes brinquedos e objectos adequados à idade para o bebé os procurar e agarrar voluntariamente. 

ATENÇÃO: Evitar objectos pequenos que podem causar acidentes (ingestão ou aspiração de corpos estranhos). Nesta idade os bebés levam tudo à boca!!! Essa é a sua forma de começar a perceber o mundo e porque se inicia a erupção dentária.
Dos 9 aos 12 meses
Ao aproximar-se o ano de idade os bebés estão aptos a desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Uma forma de se estimular essa capacidade é incentivá-los a procurar objectos escondidos no seu campo visual. Por exemplo colocar um brinquedo e colocar um paninho por cima e será uma felicidade quando o bebé retirarem o paninho para encontrar o brinquedo. 
Outra aquisição que podemos iniciar nesta idade é a linguagem. Para isso é necessário que os pais conversem com os filhos. Ao falar com o bebé, após algum tempo os bebés vão começar a soltar alguns fonemas como resposta. "pa", "ma" são os mais frequentes que repetem durante toda a "conversa". Para estimular a socialização as expressões faciais são muito importantes e, assim, devemos adequar a nossa expressão facial e não verbal ao que estamos a dizer.
Tudo a seu tempo
É importante lembrar que cada bebé é único e tem o seu próprio tempo para as aquisições. O objectivo é ensinar e divertir-mo-nos a nós e ao bebé. Assim, ao interagirmos se o bebé não responder imediatamente ao que seria esperado por nós não há problema. 
Estamos perante um ser humano com vontades e capacidades específicas. Pode acontecer que naquele momento o bebé não esteja com vontade de brincar ou que tem o potencial mas ainda não está preparado. 

Na hora certa, no seu tempo, às vezes quando menos esperamos, ele vai surpreender.