terça-feira, 14 de abril de 2015

O Sono e as Crianças (2)

Do ínicio:
O Sono é uma necessidade básica do Ser Humano.

Um período adequado de sono é necessário para o descanso das crianças ...e dos pais... desde o nascimento. O sono é fundamental para um desenvolvimento adequado (durante o sono são libertadas hormonas cuja função é estimular o crescimento).

Os períodos de sono dependem da idade e estado de maturação de cada criança. Os adultos adormecem sozinhos mas as crianças não têm essa maturidade. 
Assim, a primeira mensagem é que o sono também se educa.

A higiene do sono necessita de um ritual que se repete dia após dia da mesma forma que as refeições ou a hora do banho. O ritual do sono implica, obrigatoriamente, serenidade e segurança que devemos transmitir às crianças e, deve ser rotineiro e repetitivo.

O Ritual:
1. Nos pequenos lactentes deve incluir contacto corporal como embalo, amamentação ou outro. O processo inicia-se quando os seus olhos se fecham, a respiração fica irregular. Esta é a altura do "sono leve" e em que tentamos transferi-lo para o berço e, invariavelmente, o bebé acorda...


Porquê? Acorda, porque não está completamente adormecido e está mais atento ao nosso contacto do que nunca (Tem de se sentir seguro)
O que fazer? Esperar (cerca de 20 minutos para o pousar no berço) até que o sono seja profundo: o bebé pára de sorrir, a respiração torna-se regular e superficial e os músculos relaxam (os punhos abrem-se e os braços e pernas ficam “pendurados”).

2. Os bebés têm ciclos de sono curtos. Ou seja, por períodos de 10 minutos mais ou menos de hora em hora o bebé volta à fase de sono leve e este é um período propenso a despertares. Muitos bebés  acordam se houver algum estímulo desconfortável (fome, sede, barulhos, fralda suja). Se ele não acordar, voltará ao sono profundo. Alguns bebés precisam de ajuda para adormecerem novamente entre os ciclos de sono.

3. Nos primeiros meses de vida o bebé está totalmente dependente mas a sua habilidade para comunicar as suas necessidades é mínima. A fome, a dificuldade respiratória ou um ambiente frio acordam rapidamente o bebé, esse é o seu mecanismo de defesa.

4. Conforme o tempo vai passando e o bebé vai crescendo a maturidade do sono vai-se conseguindo. 

Na prática: 

primeiros 3 meses: raramente dormem mais que 4 horas seguidas e quando acontece existe a indicação de acordar o bebé de 3 em 3 horas no primeiro mês e até aos 3 meses não prolongar o período de jejum por mais de 6 horas mesmo que isso signifique ter de acordar o bebé para mamar. Eles dormem um total de 14-18 horas por dia. 
- entre 3 e 6 meses: a maioria fica acordada por períodos maiores durante o dia e podem dormir até 6 horas seguidas durante a noite (e isso é ‘dormir a noite toda’).
Aqui entra a educação do sono. Há que ensinar o bebé a distinguir o dia da noite, ou seja, os sonos longos devem ser cumpridos durante a noite com pequenas sestas durante o dia (para os pais que têm de trabalhar durante o dia isto é muito importante para não ficarem cansados e exaustos por noites mal dormidas há muitos meses).
- entre os 1 e os 2 anos: as crianças atingem a maturidade do sono até o final do primeiro ano, mas muitos ainda acordam após o ano de idade. Outras causas levam-nos a acordar durante a noite, como ansiedade de separação e pesadelos, a aquisição de autonomia motora ou uma alimentação desiquilibrada.


(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário